Ribeirão Claro: luxo, aventura, paisagens deslumbrantes e natureza no Paraná
Como Chegar?
Ribeirão Claro fica na divisa com São Paulo, a cerca de 400 km de Curitiba, em uma viagem de aproximadamente 5 horas por estrada. Do Norte do Paraná, como Londrina, fica a menos de 200 km, ou cerca de 3 horas de carro.
Quantos dias ficar?
Recomendo de 3 a 5 dias para aproveitar com calma as atrações naturais, atividades de aventura, gastronomia e turismo rural.
Qual a melhor época para visitar?
O ano todo. No verão para curtir as piscinas e passeios aquáticos; na primavera e outono, para aventuras ao ar livre, trilhas e esportes como voo livre na melhor condição climática.
Para quem é indicado?
Casais, famílias, amantes da natureza e da aventura, grupos de amigos em busca de lazer e conforto, além de quem aprecia gastronomia regional de qualidade.
Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Paraná, fica na divisa com São Paulo e tem a impressionante Represa de Chavantes como principal cartão-postal. A região, conhecida como Angra Doce, encanta turistas com paisagens de tirar o fôlego, turismo rural, atividades de aventura e gastronomia de alta qualidade. Se você busca um destino que mistura contato com a natureza, luxo e opções para toda a família, Ribeirão Claro é para você.
O que fazer em Ribeirão Claro
As atividades aquáticas, por causa da represa de Chavantes, são o grande atrativo. Desde standup paddle até mergulho com cilindro, voo de parapente ou passeio de barco, a variedade é enorme. Ribeirão Claro tem se destacado também por seus resorts. São dois, no sistema all inclusive, com estilos diferentes. Apesar do luxo, tem ainda muita opção pra quem procura uma viagem mais simples!

Atividades de aventura e natureza
Pra curtir essas atividades você pode contratar uma operadora local que organiza os passeios ou ainda visitar os dois principais pontos de lazer na cidade: o Morro do Gavião (Fazenda São João) e a Estância Pedra do Índio.
Morro do Gavião: Fazenda São João tem diversão com uma vista deslumbrantes
Ir a Ribeirão Claro e não visitar o Morro do Gavião é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o mar. A vista da represa do alto do Morro é a mais espetacular da cidade. Os proprietários da área transformaram o local em um ponto que pode receber toda a família. Até mesmo a trilha até o morro recebeu um calçamento, o que facilita a subida. Algumas atrações:
- Restaurante com petiscos e pratos a la carte;
- Passeio de quadriciclo;
- Trilha de moto;
- Arco e flecha;
- Tirolesa.
A história da Fazenda é emocionate. Caso encontre a famíla do dono por lá, peça para que te contem um pedacinho!



Estância Pedra do Índio: da água ao céu
Este complexo de lazer, bem pertinho do Morro do Gavião, tem outro ângulo da Represa de Chavantes. Tão belo quanto o do vizinho e ainda mais repleto de atividades:
- Restaurante completo com vista para a represa;
- Passeio pela represa de escuna ou catamarã;
- Mergulho com cilindro na represa (consultar datas);
- Voo de parapente (consultar datas);
- Maior tirolesa do Paraná com 1 km de estensão;
- Trilha até a Pedra do Índio (uma rocha em formato que lembra um cacique indígena).


Foto: Adalmir Lemos

Escalada na Torre de Pedra
Fazer uma escalada em um paredão de rocha de 75 metros é uma experiência fantástica de superação, desafio e encontro com a natureza. Ao procurar guias credenciados e autorizados, você pode fazer a escalada com segurança e tranquilidade.
A Conexão Aventura te leva nessa e em outras experiências de ecoturismo e aventura.


Resorts: natureza sem abrir mão de luxo e conforto
Blue Tree Daj Resort & Marina
O Daj é um resort com um conceito de exclusividade: são poucos apartamentos, cerca de 50, então mesmo com o hotel lotado, você não terá dificudlade em conseguir um bom lugar na piscina. Inaugurado em 2019, ele passou a ser administrado pela rede Blue Tree, e ganhou o anexo ao nome, em 2025.
Tem apartamentos que chegam a 100 metros quadrados… Muito luxo. O restaurante do hotel é maravilhoso… Eu me hospedaria lá facilmente só por causa do café da manhã! Além disso, ele está totalmente imerso na natureza, pertinho da Represa de Chavante e cercado por montanhas.
Faça sua reserva nesse link: Blue Tree Daj


Tayayá Aqua Resort
Este é mais tradicional, mas nem por isso menos luxuoso. O Tayayá tem vários tipos de acomodação, desde apartamentos completos com cozinha até chalés mais reservados. A hospedagem também inclui as refeições. O resort fica à beira da Represa de Chavantes e tem capacidade para cerca de mil pessoas. Oferece atividades de lazer e recreação para as crianças, diferentes opções de gastronomia e piscinas incríveis para relaxar.
Este é o lik do Booking para reservar: Tayayá Aqua Resort

Hospedagens, história do café e gastronomia em Ribeirão Claro
Além dos resorts, Ribeirão Claro conta com pousadas intimistas e espaços rurais com história. Hospedar-se em fazendas centenárias permite vivenciar um clima acolhedor e convidativo à troca de experiências entre visitantes, em ambientes com bibliotecas, cozinhas comunitárias e espaços para relaxar.
Fazenda Pinhalzinho: que tal dormir em casarão centenário?
Coisas que só uma viagem pelo interior do Paraná pode proporcionar: uma experiência autêntica em uma antiga fazenda de café, com suítes decoradas em estilo clássico, piscina, bangalôs rústicos e até capela para meditação. A imersão vai além da estadia, com degustações sensoriais de cafés especiais, onde você aprende sobre classificação, torra e sabores de cafés campeões brasileiros.



Fazenda Montel Bello: a história do café no Norte do Paraná
Aqui você pode tanto se hospedar (são poucos quartos, bem exclusivo) como fazer uma visita guiada com agendamento. Na Fazenda Monte Bello você vai descobrir como era a produção de café no século passado, ver as estruturas e entender como o café impulsionou a economia do Paraná por tantos anos. Uma verdadeira viagem no tempo!
Queijaria Bela Vista: degustação e conhecimento sobre o universo dos queijos
A Fazenda Bela Vista produz o leite para os queijos premiados internacionalmente feitos ali. Uma imersão do universo da queijaria artesanal. Foi uma das experiências sensorias de degustativas mais incríveis que já vivi no interior do Paraná! A degustação guiada pode ser feita por agendamento e vale cada minuto e cada real!

Restaurante Recanto da Cascata
Essa é outra parada imperdível em Ribeirão Claro. À beira de uma linda cachoeira, o espaço oferece refeições caprichadas. O carro-chefe é a tilápia à parmegiana. Além disso, uma bate-papo com a proprietária e cozinheira Maria Lourdes, a dona Lourdinha, pode deixar sua tarde mais divertida!
O espaço também oferece hospedagem, anexa ao restaurante.

Dicas extras
Na cidade, tem um excelente hotel, caso você prefira uma acomodação mais urbana. É este aqui: Hotel Vila Nova.
Por que incluir Ribeirão Claro no seu roteiro?
Ribeirão Claro une paisagens impressionantes, gastronomia de qualidade, aventura para todos os perfis e hospedagens que vão do rústico ao luxuoso. O contato próximo com a natureza, somado à infraestrutura crescente de turismo, faz da cidade uma destino único. Poucos lugares no Brasil tem uma vista tão espetacular para uma represa, como Ribeirão Claro!
E a cidade oferece experiências completas: degustações de queijos e cafés, passeios de barco e trilhas, espaço para o descanso, esportes radicais e a hospitalidade genuína da região. Ribeirão Claro é um destino para quem quer desfrutar o Paraná de maneira singular.
Gostou desse guia? Você já conhece a cidade? Conte mais sobre sua experiência em Ribeirão Claro, esse destino turístico incrível no interior do Paraná!