Viajar é Essencial
  • Início
  • Destinos
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato

Apucarana: o turismo na capital nacional do boné tem até vinícola

Apucarana é uma cidade estratégica no vale do Ivaí, conhecida nacionalmente como a Capital do Boné. Seu passado foi marcado pelo próspero ciclo do café, que impulsionou o desenvolvimento local antes de dar lugar à indústria do boné, responsável por grande parte da economia atual. Além da indústria, Apucarana tem apostado no turismo rural, ecológico, enoturismo e opções gastronômicas que encantam visitantes de toda a região.

Apucarana: o turismo na capital nacional do boné tem até vinícola - Imagem 1
Apucarana: o turismo na capital nacional do boné tem até vinícola - Imagem 2
Como Chegar?

Apucarana está a cerca de 380 km de Curitiba, com tempo médio de viagem de 4h30 de carro, seguindo pela BR-376 e BR-369. Também fica próxima a Londrina e Maringá, facilitando o acesso pela região Norte do Paraná.

Quantos dias ficar?

Para explorar Apucarana com calma e aproveitar seus parques, museus, turismo rural, vinícola e gastronomia, recomendo cerca de 2 dias.

Qual a melhor época para visitar?

O ano todo é válido, mas a primavera e o outono trazem clima agradável para passeios ao ar livre e para vivenciar o turismo rural e ecológico com mais conforto.

Para quem é indicado?

Apucarana é ideal para famílias, casais e grupos que buscam lazer diversificado, contato com a natureza, cultura local e experiências gastronômicas únicas.

O que fazer em Apucarana?

O que esperar de uma cidade que tem um boné gigante na entrada? Certamente, muitas curiosidades e passeios originais! Além de um pesque-pague super organizado, fui surpreendida por um paranaense que resolveu plantar uvas viníferas na Serra de Apucarana e desenvolver o enoturismo por lá. Tomei um Chrdonay incrível acompanhar de salmão com frutas vermelhas. Uma experiência gastronômica como poucas no Brasil, em Apucarana, no interior do Paraná.

Catedral de Apucarana
Catedral de Apucarana

Parques e áreas verdes: dentro e fora da cidade

O Parque Jaboti é um dos cartões-postais urbanos da cidade. Localizado bem no centro, tem um grande lago de 700 metros por 200 metros de largura. A pista de caminhada é muito procurada pelos moradores e a pesca esportiva é liberada. O playground e a área de mata preservada, onde capivaras descansam, fazem o local ideal para famílias e quem busca contato com a natureza.

Ainda na linha de natureza, o Parque Ecológico da Raposa fica a cerca de 10 km do centro. Inaugurado em 1989, é uma área de conservação ambiental que também oferece espaço para lazer e descanso em meio à mata preservada.

uma árvore emoldura a foto que traz ao fundo um grande lago cercado de mata e um pequeno deco de madeira. é o parque da raposa
Parque Jaboti, em Apucarana.

História e cultura: Museu do Café e Distrito de Pirapó

O Museu do Café, localizado no distrito de Pirapó, a 12 km do centro, preserva a história da cultura cafeeira que marcou Apucarana e toda a região do Norte do Paraná. Inaugurado em 2012, em antigas casas de funcionários da linha férrea, o museu reúne artigos da época do café, mobiliário colonial e registros que mostram a importância do ouro verde na formação da cidade.

O café não é só história por aqui. Pequenos produtores da região resolveram reviver o vínculo com a lavoura, investindo na qualidade e até exportando seus cafés reconhecidos internacionalmente. Essa conexão com o passado enriquecem o turismo rural local. Apucarana faz parte da Rota do Café, uma experiência que oferece roteiros mensais por fazendas de cafés especiais e degustação em cafeterias.

Aqui: Rota do Café Londrina e Região

Turismo rural: gastronomia e sustentabilidade

Que delícia foi passar o dia gravando no Rancho Alegre, um pesque-pague a cerca de 15 minutos do centro de Apucarana. Apesar de ser um pesque-pague, muitos visitantes vão até lá só pela comida servida no restaurante.

Os tanques são abastecidos diariamente com peixes criados no local. O ambiente tranquilo e sustentável atrai famílias em busca de lazer e boa comida em contato com a natureza. No restaurante do pesqueiro, você pode provar pratos típicos feitos com tilápia, como o ceviche marinado, tilápia à parmegiana e isca de tilápia – opções saborosas muito apreciadas pelos visitantes.

Um grande lago de pesque-pague e eu ao centro pescando com uma varinha de pesca na margem
Pescando no Rancho Alegre

Enoturismo na Serra de Apucarana: vinhos finos e alta gastronomia

Uma das surpresas da região é a Vinícola Casa Carnasciali, na Serra de Apucarana. É o primeiro cultivo de uvas finas do norte do estado e já produz vinhos jovens, leves e frutados, como Syrah, Chardonnay e Pinot Noir. O espaço combina bistrô, wine bar e passeios pelos vinhedos, criando uma experiência completa para amantes de vinho.

Imagem de um parreira com montanhas ao fundo e a placa de pinot noir
Parreirais na vinícola Carnasciali, em Apucarana.

Quando eu visite a Vinícola, a vila com chalés rústicos e sofisticados para hospedagem, ainda estava em construção. Hoje, o charme de dormir em uma vinícola já está disponível. No bistrô são oferecidos pratos sazonais de alta gastronomia, pensados para harmonizar com os vinhos locais. Pra mim, o destaque foi o salmão ao molho de frutas vermelhas e bacalhau com crosta de parmesão. Deliciosos!

Prato com salmão ao molho de frutas vermelhas
Salmão com molho de frutas vermelhas, na Vinícola Carnasciali

Cervejaria artesanal: a bebida que conquista Apucarana

Para quem prefere cerveja, a Dale Beer é uma microcervejaria artesanal que produz cerca de 5 mil litros por mês. Lá é possível conhecer o processo de fabricação e provar estilos variados, como Lager, IPA e Pale Ale. O bar da fábrica abre duas vezes por semana, recebendo visitantes para degustação em ambiente aconchegante.
<h3>Hospedagem: conforto e contato com a natureza</h3>

Quem precisa de hospedagem na cidade pode se sentir em casa no Hotel Lago das Pedras, construído em 1994 numa antiga pedreira próxima à cidade. O destaque fica por conta das cinco piscinas (inclusive aquecida e com tobogã), área para camping e a possibilidade de pesca esportiva no lago natural que se formou.

Turismo Religioso: fé e cultura em Apucarana

Apucarana é um importante destino para romeiros do Paraná e outras regiões. O Santuário São José, o primeiro do Brasil dedicado ao santo, é o principal ponto de peregrinação, com história ligada à devoção trazida pelos Oblatos.

O Centro de Espiritualidade Josefiniana Marelliana, com seu vasto acervo iconográfico, une religião e arte. A visita impressiona pela quantidade de imagens e pelo estudo da vida dos santos São José e Nossa Senhora.

mural com centenas de imagens de Maria e José em Apucarana
Acervo iconográfico do Centro Josefiniana Marelliana

A caminhada religiosa termina no Parque Ecológico Santo Expedito, transformado de um antigo lixão em um espaço de recuperação ambiental e devoção, com capela e áreas para visitação.

Não deixe de visitar a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade.

Interior da belíssima catedral de Apucarana


Apucarana é uma cidade que surpreende pela diversidade de atrações e pelo jeito acolhedor. Desde o turismo rural, passando pelo enoturismo, até a rica história do café e o lazer nos parques urbanos, a cidade oferece um roteiro completo, perfeito para quem quer conhecer o norte do Paraná com conforto e autenticidade. Se você vai sempre a Londrina, experimente dar um pulo em Apucarana e curtir as delícias da cidade.

Você imaginava que o Norte do Paraná produzia vinhos finos?

Destinos Relacionados

Nenhum destino relacionado encontrado.

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado encontrado.

Newsletter

De viajante para viajante. Toda semana eu compartilho novidades do turismo, eventos locais, roteiros completos e dicas sinceras dos lugares que mais amo no Paraná.

2025 Viajar é essencial. Todos os direitos reservados.

Algumas imagens deste site são licenciadas sob Creative Commons. Créditos completos aqui.