Sapopema: segredo guardado no Norte do Paraná, com cachoeiras, montanhas e turismo rural
Como Chegar?
Sapopema fica no Norte do Paraná, a 300 km de Curitiba, e 130 km de Londrina. De Curitiba, são umas 4 horas de viagem, seguindo sentido Londrina, com algumas opções como Tibagi ou Telêmaco Borba.
Quantos dias ficar?
Muita gente faz o bate-volta pra subir o Pico Agudo, de Curitiba ou Londrina. Pra mim, é um desperdício ir té lá e não dormir pelo menos uma noite. De 2 a 3 dias é tempo suficiente pra você visitar algumas cachoeiras e subir o Pico Agudo. Se quiser ficar mais tempo, vai ter atividade e você pode aproveitar a paz da região para descansar!
Qual a melhor época para visitar?
O ano todo. No inverno se você gosta de montanha e quer ver o mar de núvens do alto do Pico Agudo. No verão, se você quer se esbaldar nas cachoeiras.
Para quem é indicado?
Casais, grupos de amigos, famílias. Crianças podem curtir, mas terão algumas limitações. Vão se divertir muito nas fazendas com os animais, mas algumas cachoeiras não poderão ser acessadas.
Depois de conhecer mais de 70 cidades paranaenses e viajar milhares de quilômetros por esse estado, posso dizer que alguns lugares me surpreenderam. Um deles, que ficou guardado no meu coração foi Sapopema. Isso, Sapopema no Paraná, não confunda com Sapopemba, um distrito da Zona Leste de São Paulo.
O que fazer em Sapopema?
Se você gosta de natureza, cachoeiras e turismo rural, esse é seu próximo destino. Seu roteiro por Sapopema não vai incluir a parte urbana. A verdadeira graça dessa cidadezinha está no interior, nos distritos Lambari e Vida Nova.
Pico Agudo : o atrativo turístico mais famosa de Sapopema
Vamos começar pelo Pico Agudo, a maior montanha da região Norte do Paraná. Mas calma, apesar da trilha ser possível até pra quem frequenta pouco a academia, você pode pular essa atração se não tem espírito aventureiro. Eu super recomendo, principalmente pela vista. Lá de cima, você observa o rio Tibagi, e dependendo do clima e da época do ano, pode se deparar com um belíssimo mar de nuvens.
Dica: sugiro contratar um guia local pra garantir sua segurança e conforto. No site da prefeitura tem uma página bem completa com informações e contatos de condutores locais.
Muita gente faz bate-volta pra subir o Pico Agudo, tanto de Curitiba, como de Londrina. Eu sugiro que você fique na cidade, pelo menos uma noite. Tem muita coisa boa pra ver e viver por lá.

Onde se hospedar em Sapopema
Os moradores da região perceberam há alguns anos o potencial do turismo rural e de natureza. Várias famílias transformaram suas casas em pousadas ou construíram chalés para hospedar principalmente casais. É um mais lindo que o outro!
Já faz um tempinho que eu visitei a cidade, e surgiram novas hospedagens. No site que eu deixei no fim do post, tem algumas sugestões de chalés e pousadas.
Tem pra todos os bolsos e gostos!


As cachoeiras de Sapopema
Se você for em uma época quente (o verão está chegando aí), pode curtir as dezenas de cachoeiras lindas que tem pela região. As cachoeiras de Sapopema são as principais atrações turísticas da região, com água cristalina, acesso fácil e uma oportunidade única de tomar aquele banho de natureza que lava a alma!
Principais cachoeiras pra incluir no roteiro:
- O Salto das Orquídeas é a mais conhecida! Além da cachoeira belíssima, o espaço também tem estrutura de alimentação.
- Eco Parque Vale dos Pássaros. Você pode almoçar no maravilhoso La Casa Nina e depois, fazer o passeio até o Vale. É um paredão enorme, com uma cachoeira perfeita.
- Cachoeira Primor
- Salto João de Paula.
- Cachoeira Bella Vista
Atenção: A maioria das cachoeiras fica em propriedades particulares, então pode ser cobrada uma pequena taxa para visitação. Como é uma cidade pequena e as famílias não vivem apenas do turismo, é bom entrar em contato e checar a necessidade de agendamento em cada lugar. Principalmente, se for durante a semana!

Turismo rural em Sapopema: a comunidade Vida Nova
E se cachoeiras não são a sua praia, siga para o outro lado da cidade, e se hospede no distrito de Vida Nova. Recomendo fortemente a @fazendaabaete, uma hospedagem rural, mas com muito charme e conforto e um carinho incrível em cada detalhe. A anfitriã prepara comidinhas deliciosas e transforma o espaço em verdadeiro refúgio.
Outras experiências no roteiro Vida Nova:
- hospedagens mais simples;
- pesque-pague com porção de tilápia sem gosto de barro;
- fazenda com atividades imersivas como dar comida pros animais;
- restaurante rural com almoço delicioso.
É pra voltar renovado (e talvez com uns quilinhos a mais…hehehe).

Por que visitar Sapopema?
Sapopema é uma cidade muito especial que está se descobrindo como roteiro turístico, recheado de atrações e com um povo muito acolhedor.
Adicione Sapopema à sua lista de desejos e comece a planejar seu fim de semana nesse refúgio paranaense! E não esqueça de compartilhar essa coluna pra que mais pessoas conheçam os belos destinos do nosso Paraná!
Até a próxima viagem!
Contatos para conhecer Sapopema: site de turismo da prefeitura.